quinta-feira, 17 de abril de 2008

UFF define processo de isenção do vestibular 2009

Os pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição para o vestibular 2009 da Universidade Federal Fluminense (UFF) poderão ser feitos a partir de 7 de maio, em Niterói e em outras cidades do interior do estado. No ano passado, a instituição cobrou R$ 95 por candidato. A UFF concede, anualmente, isenção total e parcial, de 50%.
O kit de isenção será comercializado a R$1, constando de requerimento para solicitar o benefício, uma cópia do edital, um questionário socioeconômico e um envelope para postagem. O requerimento e o questionário, devidamente preenchidos, devem ser enviados, juntamente com a documentação exigida no edital, pelos Correios, como Carta Registrada, até 27 de maio. O resultado sairá em 7 de agosto.
Postos de atendimento
Os postos de atendimento funcionarão por escala. No dia 7 de maio, estarão abertos os postos de seis cidades do interior: Campos dos Goytacazes, Macaé, Miracema, Quissamã, Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana.
No dia 8 funcionarão os postos de outras cinco cidades: Volta Redonda, Cabo Frio, Nova Friburgo, Rio das Ostras e Santo Antônio de Pádua.
Em Niterói, o atendimento acontecerá, mediante escala definida pela inicial do nome do estudante, nos dias 13 (de A até E), 14 (F até M) e 15 de maio (iniciais de N a Z).
Datas de provas
O calendário de provas do vestibular 2009 da UFF já foi definido. O exame objetivoserá aplicado em 16 de novembro. A segunda fase está marcada para 14 de dezembro, quando os candidatos farão uma redação e responderão a questões discursivas de duas disciplinas específicas. Os candidatos às vagas do curso de Arquitetura ainda fazem uma prova específica de Expressão Plástica, no dia 16 de dezembro.
Documentos para isenção
Do candidato:* Cópia do documento de identificação.* Cópia do certificado ou do histórico escolar ou original da declaração de conclusão do ensino médio ou da declaração de estar concluindo a última série do ensino médio no ano letivo de 2008, expedida pela instituição de ensino.
Do candidato e demais componentes da família:(residentes no mesmo imóvel, com a mesma dependência financeira)
* Cópia do CPF (dos que possuírem).
Comprovantes de renda (cópia relativa ao último mês):* Cópia do contracheque ou recibo de pagamento de serviços prestados ou declaração do empregador.* Para os autônomos, declaração, assinada pela(s) pessoa(s) que executa(m) a atividade, contendo as seguintes informações: nome, detalhamento da atividade que desenvolve, local onde a executa, telefone, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais. Cópia da licença referente à atividade, inscrição no INSS ou última guia de recolhimento.* Para atividades informais remuneradas, declaração, assinada pela(s) pessoa(s) que executa(m) a atividade, com todos os dados solicitados para os autônomos, com exceção da inscrição no INSS e da guia de recolhimento.* Cópia do extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente a aposentadoria, auxílio-doença, pensão, pecúlio, auxílio- reclusão e previdência privada. Na falta deste, extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício, ou carta de concessão do benefício ou outro documento que comprove o número do benefício. Não são considerados comprovantes de saque bancário.* Cópia do rendimento de trabalho cooperativado ou declaração do sindicato de classe.* Cópia do recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros.* Declaração anual de isento, se for o caso.* Cópia do comprovante de rescisão do último contrato de trabalho, recibo de seguro-desemprego e do fundo de garantia (FGTS), se demitido nos últimos 12 meses.* Cópia de contrato de constituição de sociedade ou de firma comercial, industrial ou de serviços.* Cópia do comprovante do valor da pensão alimentícia. Na falta deste, extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor.* Cópia do comprovante de benefícios concedidos por programas sociais, como os dos governos federal, estadual e/ou municipal.* Declaração da pessoa que lhe concede ajuda financeira, pagamento de despesas com escola e outras, contendo as seguintes informações: nome, endereço, telefone, valor concedido e finalidade.
Comprovantes de despesas (cópias devidamente identificadas, pagas ou não, relativas ao último mês):* Contas: recibo do aluguel ou do financiamento do imóvel, de energiaelétrica, telefone (convencional e/ou celular).* Educação: comprovante de pagamento da mensalidade escolar.
Outros:* Comprovante de bolsa de estudo somente do corrente ano (quando for o caso).* Atestado médico atualizado referente a doenças graves e/ou crônicas.* Certidão de óbito, se for o caso.* Sentença de separação judicial/divórcio ou certidão de averbação, se for o caso.

Nenhum comentário: